Nuno Gomes dos Santos<br>vence prémio de Almada
Nuno Gomes dos Santos<br>vence prémio de Almada
A obra Adeus Faraó. Nós Só Adoramos o Sol, de Nuno Gomes dos Santos, foi distinguida com o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada, segundo decisão unânime do júri anunciada dia 18.
Músico, compositor e autor, Nuno Gomes dos Santos fez parcerias com Nuno Nazareth Fernandes, Ary dos Santos, José Jorge Letria, Pedro Osório, José Calvário, entre outros. Entre 1971 e 1988 foi jornalista, tendo integrado nomeadamente as redacções do Diário de Lisboa e de O Diário.
Com nove títulos publicados, o último dos quais é a colectânea de crónicas Penso Logo Insisto, lançada dia 12, o autor já antes tinha sido galardoado com o Prémio Almeida Firmino, promovido pela Câmara Municipal de S. Roque do Pico (Açores).
O Prémio Literário de Almada, criado pelo município em 1995, visa incentivar a produção literária de autores naturais, residentes ou que exerçam a actividade profissional no concelho de Almada. O júri, este ano constituído pelo escritor Cristino Cortes, da Associação Portuguesa de Escritores, Elsa Rodrigues dos Santos, da Sociedade de Língua Portuguesa, e António José da Costa Neves, em representação da CM de Almada, apreciou 12 originais em prosa, que se candidataram sob pseudónimo.